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O fenômeno de vendas do livro “O Monge e o Executivo”
Por: Sérgio F.Braga

Muitos me perguntam por que o livro O Monge e o Executivo é um sucesso tão grande no Brasil.

Ele já está a mais de dois anos na lista dos mais vendidos da revista Veja, e as vendas ainda se mantêm constantes. Já são mais de um milhão de cópias vendidas e creio que mais de dois milhões de pessoas já devem ter lido o livro.

Qual a razão deste fenômeno?

Já refleti muito sobre o assunto e conversei diversas vezes com o James Hunter, autor do livro e especialista em liderança, sobre o que motiva as pessoas a procurar pela obra.

A nossa percepção é que o stress no ambiente de trabalho chegou num limite tal, que as pessoas não agüentam mais. Elas querem mudar. O ambiente está insuportável!

A explicação é fácil: Nos últimos anos, com o aumento global da competitividade, as empresas, através dos seus acionistas, vêm sendo pressionadas cada vez mais fazer mais com menos. É aquela história de a cada dia ter que matar alguns leões para sobreviver.

Isto sem dúvida é excelente para o aumento de produtividade, pois a competição sempre traz benefícios principalmente para os consumidores, mas gera um efeito colateral forte, que é a pressão excessiva sobre os colaboradores.

Esta pressão excessiva começa a gerar efeitos comportamentais, causando a doença do nosso século, que é o stress, e, muitas vezes, o esquecimento dos nossos valores mais básicos, que são: o caráter, a humildade, o respeito pelas pessoas, a espiritualidade e tudo aquilo que cria um ambiente positivo, não só nas empresas, mas em casa, na escola, e em qualquer outro tipo de comunidade.

Os “chefes” fazem de tudo para conseguirem os resultados, mas na maioria das vezes deixam um séqüito de esqueletos pelo caminho.

A grande verdade é que as pessoas de forma geral focaram a competição e esqueceram o Ser Humano!

É aí que entre a essência da obra de James Hunter, pois o verdadeiro líder é aquele que conquista as pessoas, é aquele que consegue com que todos façam o que tem que ser feito, mas façam com muita vontade. É aquele que extrai o que cada um tem de melhor. É isto que estamos procurando, um verdadeiro líder!

Alguns empresários e CEOs que já haviam percebido os efeitos colaterais deste excesso de pressão em detrimento da qualidade de vida e optaram por um outro caminho, dividindo com os seus colabores os enormes desafios empresariais que estamos enfrentando, engajando-os nas decisões, ao invés de ficar apenas distribuindo ordens.

Estes líderes modernos têm plena consciência que nada pode ser feito sem o comprometimento efetivo das pessoas e que pessoas felizes rendem mais.

Eles sabem que não adianta conseguir resultados a curto prazo, se os relacionamentos forem destruídos, consequentemente matando as motivações dos seus colaboradores.

Sabem que o que vale é a influência e que, o uso do poder pode gerar resultados contrários aos objetivos.

Para ilustrar melhor o perfil deste novo líder, vou citar o caso de Herb Kelleher fundador e presidente da Southwest Airlines, maior empresa de aviação doméstica dos EUA.

A Southwest é um caso de estudo de sucesso de liderança em todas as escolas de negócios dos EUA, pois com seus mais de 30 anos de vida, nunca teve prejuízo numa indústria que é reconhecidamente umas das piores para se obter lucros. O agravante é que as tarifas que ela utiliza são as menores do mercado.

Perguntado sobre o segredo do sucesso, Herb Kelleher afirma com todas as letras que o que faz a empresa dele ser diferente é a forma com que ele vê o capital humano. “Aqui, diz ele, realmente as pessoas são nosso maior patrimônio”.

A história de liderança de Herb e o sucesso da Southwest são realmente interessantes e para quem quiser conhecer com todos os detalhes, recomendo a leitura do livro recém lançado, que tem como título “ Como transformar sua equipe no seu maior patrimônio” de Lorraine Grubbs (ed.Sextante).

No Brasil também temos várias histórias interessantes sobre verdadeiros lideres, como é o caso de Ulisses Tapajós, presidente da Masa/Flextronics, que foi alçado a 14 anos como presidente da empresa com o objetivo de fechar a empresa e, com uma política de engajamento total dos seus colaboradores, usando de toda a sua humildade, transparência e dedicação, conseguiu com o comprometimento de todos não só transformar os resultados da empresa, tornando-a viável, como conseguiu elegê-la com a melhor empresa para se trabalhar no ranking das revistas Exame e Você S/A.

Espero que com estes e muitos outros exemplos de grandes líderes que estão surgindo, consigamos melhorar o ambiente de trabalho nas empresas e gerar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Já está provado sim que é possível ser feliz e conseguir bons resultados.

Sérgio Fernando Braga 
Administrador de empresas, com pós-graduação em marketing pela ESPM e MBA Executivo Internacional pela FEA/USP. 
É vice-presidente da associação dos MBAs da FIA/USP. Professor do MBA da FGV, nas áreas de recursos humanos e marketing. 
É agente e sócio do palestrante e consultor James Hunter, autor do livro “O monge e o executivo”.

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